domingo, abril 18, 2010

Torta de Maçãs da Neide

Torta de Maçãs da Neide


O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia.
Ingredientes da massa:
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
1 gema
1 colher (de sopa) de vinho
1 colher (de café) de sal
Ingredientes do recheio:
2 colheres (de sopa) de açúcar
2 xícaras de leite
2 gemas
1 colher (de sopa) de Maizena
2 maçãs
Modo de preparo:
Massa: Misture bem os ingredientes até resultar uma massa homogênea. Coloque-a em fôrma rasa untada com manteiga e leve ao forno regular.
Recheio: Faça um creme com o açúcar, o leite, as gemas e a Maizena, mexendo sempre, em fogo brando. Descasque as maçãs, corte-as em fatias finas e ponha-as ao fogo, sem água e com uma xícara (de chá) de açúcar. Em separado, num pouco de água, ponha a cozinhar a casca e o miolo das maçãs. Quando cozidos, acrescente uma xícara (de chá) de açúcar, deixando a calda tomar ponto de geléia. Depois, tire a massa do forno e ponha sobre ela o creme, espalhando-o bem.
Enfeite a torta com as fatias de maçãs e coloque por cima a geléia convenientemente coada. Leve ao refrigerador e sirva duas horas depois.
Dicas:
Poderá substituir o vinho por rum.
Se preferir salpique a torta com canela em pó. Proteja as maçãs cortadas da oxidação colocando-as em uma solução de uma parte de suco cítrico ( por exemplo:limão) e 3 partes de água.

Nenhum comentário: