domingo, abril 25, 2010

Risoto da Vovó

Risoto da Titia


Para se fazer um bom risoto, como na Itália, o primeiro passo é a escolha do arroz. O arroz mais adequado e que se encontra com certa facilidade é o arroz classificado como superfino, com grãos bem selecionados, que podem ser do tipo arbóreo. O grão grande e suas características deixam o risoto cremoso sem que o arroz perca sua firmeza. O segundo passo dessa receita, é o caldo que deve ser de carne, galinha, legumes, peixe ou camarão, dependendo do risoto que se quer preparar e que se usa na proporção de duas xícaras de caldo para uma de arroz.
Ingredientes:
2 xícaras (de chá) de arroz arbóreo
4 xícaras (de chá) de caldo de legumes fervendo
½ cebola picada
½ xícara (de chá) de vinho branco seco
½ xícara (de chá) de tomate seco escorrido e picado
4 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 xícaras (de chá) de rúcula picada (não muito miúda)
1 xícara (de chá) de mozarela de búfala picada
Modo de preparo:
Frite a cebola em metade do azeite até ficar transparente, junte o arroz e deixe fritar um pouco mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione o vinho e deixe evaporar, em fogo baixo. Comece a acrescentar o caldo aos poucos, primeiro uma concha e depois que for absorvido vá colocando o restante, mexendo de vez em quando para não grudar na panela. Quando o arroz estiver quase no ponto, crescido, mas ainda um pouquinho duro, junte o tomate seco e o restante do caldo deixando cozinhar mais um ou dois minutos. Prove o arroz e se estiver no ponto apague o fogo e adicione primeiro a mozarela, depois a rúcula e o restante do azeite de oliva. Mexa bem.
Dicas:
O risoto exige atenção constante; nunca afaste-se da panela.
Se preferir, cozinhe junto com o arroz pedacinhos de cenoura.
É um prato para ser servido assim que sai do fogo.
Sirva o risoto numa travessa funda.
Você pode usar o azeite dos tomates ou óleo comum para fritar a cebola e deixar o azeite de oliva só para regar o risoto depois de pronto.

Nenhum comentário: