segunda-feira, novembro 27, 2006

Acarajé da Bahia




Ingredientes:

Deixe de molho de um dia para o outro em bastante água: 2 xícaras cheias de feijão macassa (ou fradinho)
1 colher de chá de sal
1 dente de alho socado

Modo de fazer:

Escorra bem o feijão guardando a água para uso futuro. Embrulhe o feijão num pano de prato e esfregue vigorosamente para remover as peles. Cate bem e retire todas as peles.
Coloque metade do feijão no copo do liqüidificador e junte: 1 xícara do líquido reservado 2 dentes de alho picados 1 1/2 colher de chá de sal 1 colher de chá de molho forte de pimenta (opcional) 1/2 colher de chá de pimenta do reino (black pepper) 1 colher de chá de pó fermento em pó Bata bem o feijão ate formar uma massa homogênea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xícara do líquido reservado mas omitindo os temperos. Misture as duas partes da massa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora.(4) Bata um pouco a massa. Vá colocando as colheradas da massa em bastante óleo fervendo onde se juntou 2 colheres de sopa de azeite de dendê. Retire os bolinhos com a escumadeira quando estiverem fritos e dourados. Deixe escorrer em papel absorvente e mantenha-os quentes no forno.
Para servir os bolinhos parta cada um ao meio sem separar as partes. Coloque molho forte de pimenta dentro e camarões cozidos (ou vatapá, como se faz na Bahia).
O truque do acarajé é ficar sempre batendo a massa enquanto os outros estão fritando (a massa começa a ficar aguada quando estacionada).

2 comentários:

Anônimo disse...

li numa receita que saiu na Folha, que após triturar no liquidificador a massa era cozida para depois ser frita.
Nunca fiz acarajé - como é o acaraje legitimo?
Quando comi acarajé tinha quiabo de um jeito baiano (sabe a receita?)

Anônimo disse...

como faz essa acaraje do jeito serto...!!!