domingo, setembro 09, 2007

CALDEIRADA DE FRUTOS DO MAR








INGREDIENTES:


1 kg e 100 g de filé de abadejo cortados em pedaços de 260 g cada
200 g de marisco sem casca
200 g de lula cozida e cortada em cubos
200 g de polvo cortado em cubos
1/2 kg de camarão rosa médio
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 pimentão verde médio picado


1/2 litro de molho de tomate ao sugo
2 batatas cozidas cortadas em quatro
1 colher de sopa de manteiga com sal
3 colheres de sopa de azeite
1 pitada de courry
salsinha e pimenta do reino, azeitonas pretas médias, farinha de mandioca, louro e fatias de limão (a gosto)


PREPARO:


Frutos do Mar - Cozinhe os frutos do mar separadamente em água com sal, folhas de louro e fatias de limão. Isso conservará o sabor peculiar de cada um. Corte-os em pedaços iguais (1). Reserve.


Tempo de Cozimento - Polvo 40 minutos / Camarão e Marisco 10 minutos.


Peixe - Corte os filés ao meio (2). Cozinhe-os 1 1/2 litro de água com sal, folhas de louro cebola, molho de tomate ao sugo e salsa. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos após levantar fervura. Retire o peixe e reserve.


Pirão - Coe a água do cozimento dos filés e transfira-a para uma panela. Leve ao fogo. Acrescente 2 filés de abadejo desfiados. Deioxe ferver, abaixe o fogo e junte aos poucos a farinha de mandioca. Vá mexendo lentamente para não encaroçar. Engrosse o caldo até o ponto desejado do pirão.


Molho - Rustir em uma frigideira grande a manteiga e o azeite juntos. A seguir, junte a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente sal, pimenta e courry. Deixe refogar bem até desmanchar. Junte esse refogado (3) os frutos do mar (já cozidos e picados) (4). A seguir, coloque as batatas cozidas. Deixe apurar. Reserve.


Montagem - Transfira para uma cumbuca de ferro ou barro parte do molho. Disponha os filés de abadejo já cozidos e coloque por cima o restante do molho. Leve ao fogo para gratinar, por aproximadamente 5 minuots. A seguir, salpique cheiro verde e azeitonas. Servir quente com arroz branco e pirão. Serve quatro pessoas.

Nenhum comentário: