quarta-feira, setembro 30, 2009

Jaboticaba - Curiosodades e Benefícios
















Tire Proveito Da Jabuticaba

Discreta no quintal de nossa casa, ela contém teores espantosos de substâncias protetoras do peito. Ganha até da uva, e provavelmente do vinho que é festejado no mundo inteiro por evitar infartos. Atributos, para essa fruta tipicamente brasileira, são o que não faltam. Vitaminas, fibras e sais minerais aparecem nela ao montes. Agora, para melhorar ainda mais esse perfil nutritivo, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que ela está cheia de antocianinas, substâncias que protegem o coração.Mais uma razão para que a jabuticaba esteja sempre em seu cardápio
Você vai conhecer agora uma revelação científica,e das boas,que acaba de cair do pé.
A química Daniela Brotto Terci nem estava preocupada com as coisasque se passam com o coração. Tudo o que ela queria, em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, era encontrar na natureza pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia.E, claro, quando se fala em cores a jabuticaba chama a atenção. Roxa? Azulada? Cá entre nós, jabuticaba tem cor de... jabuticaba.






Mas o que tingiria a sua casca? A cientista quase deu um pulo para trás ao conferir: "enormes porções de antocianinas", foi a resposta.
Desculpe o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substânciasque, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.
Daniela jamais tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jabuticaba, aliás, nem ela nem ninguém.“Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos”, tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora.Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jabuticabeira...
Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta):

-jabuticaba: 314
-amora: 290
-uva: 227

As antocianinas dão o tom. 'Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali', entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro.
No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros
E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie', explica Daniela Terci, da Unicamp.Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. “Elas têm uma potente ação antioxidante”, completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres.
Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.
Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.
Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá lições que parecem saídas da alquimia. “Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada”, ensina. “Já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado”.
As variações ocorrem devido a diferenças de pH e pela união de pigmentos ácidos.Mas vale lembrar a velha máxima saudável: bateu, tomou. “Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras”, diz a professora. Não é só a saúde que sai perdendo: o líquido fica com cor e sabor alterados.Aliás, no caso da jabuticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. “Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita”, conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira, que privilégio!A professora repete o que já diziam os nossos avós: “Jabuticaba se chupa no pé”.
O branco tem seu valor.A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jabuticaba. “É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas”.Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. “Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas”, conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado dessa especialista, fã de carteirinha: “A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada”.Nós concordamos, e você?
A jabuticabeiraNativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. “A espécie é encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul”, diz o engenheiro agrônomo João Alexio Scarpare Filho, da ESALQ. Segundo ele, a palavra jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”.A invenção é esta: vinho de jabuticaba. O nome não deixa de ser uma espécie de licença poética, já que só pode ser denominado vinho pra valer o que deriva das uvas. Mas, sim, existe um fermentado feito de jabuticaba que, aliás, já está sendo exportado.“O concentrado da fruta passa um ano inteiro em barris de carvalho”, conta o farmacêutico-bioquímico Marcos Antônio Cândido, da Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia, Goiás.A jabuticaba é a matéria-prima de delícias já conhecidas, como a geléia e o licor, e também de uma espécie de vinho.
Quem provou a bebida garante: é uma delícia.Em 100 gramas ou 1 copo:Calorias 51Vitamina C 12 mgNiacina 2,50 mg Ferro 1,90 mg Fósforo 14 g




GELÉIA JABUTICABA(1)I

NGREDIENTES:

quanto baste de jabuticaba

quanto baste de açúcar cristal

Água





MODO FAZER:
Lave bem as jabuticabas.
Coloque-as numa panela grande e amasse bem com as mãos ou com um pilão.
Leve ao fogo, com água até cobrí-las.
Deixe que cozinhem até que estejam macias,+/- 15 min.
Bata no liquidificador ou passe numa peneira grossa, como se faz com as papinhas para obter um purê das jabuticabas.
Descarte os caroços e partes mais duras que não consiga fazer passar pela peneira. Meça a quantidade de massa por xícaras ou copos.
Volte a massa assim obtida à panela, junte açúcar cristal (uma medida igual à massa - por exemplo: se obteve duas xícaras de purê de jabuticaba, junte duas xícaras de açúcar,se gosta menos doce por menos açúcar que a quantidade de polpa).Leve ao fogo mexendo sempre engrossar um pouco,até conseguir ponto de fio brando,olha pingando com colher a última gota demora um tempão para cair.
Coloque em vidros aferventados e secos e conserve na geladeira.Coloque em vidros esterilizados e deixe 10 minutos em banho-maria depois de tampá-los.*Fruta tipicamente brasileira, a jabuticaba dá uma excelente geléia. Aproveite o tempo da fruta, dezembro e janeiro, para preparar geleia para o ano todo!



GELÉIA JABUTICABA DIET(2)



INGREDIENTES:

1 colher(es) (sobremesa) de gelatina incolor sem sabor
1 colher(es) (chá) de amido de milho
1/2 xícara(s) (chá) de adoçante
2 xícara(s) (chá) de água
150 gr de jabuticaba

MODO FAZER:
No liqüidificador, bata rapidamente (pulsando) as jabuticabas com a água.
Coloque em uma panela e junte o adoçante.
Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos.
Passe pela peneira. Coloque a mistura peneirada novamente na panela e adicione os demais ingredientes (antes, dissolva a gelatina em um pouco de água).
Deixe esquentar rapidamente (sem ferver) e coloque a geléia em um potinho. Deixe esfriar e sirva.

Geléia De Jabuticaba Com o Suco Da Fruta

2 xícaras de suco de jabuticaba
2 xícaras de açúcar

Numa panela, misture o suco de jabuticaba com o açúcar.
Leve ao fogo e cozinhe mexendo até começar a engrossar (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar.
Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto.
Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.



Beijos a todos!!!
Norynha

34 comentários:

RaSena disse...

olá, norynha!
esta postagem ficou excelente - muitas informações sobre a fruta - receitinha da geléia que adoro fazer mas, as fotos - ahh! quanto tempo não vejo uma jabuticabeira assim - deu saudade....
bjkinhas....

Anônimo disse...

QUE DELÍCIA! AMEI AS INFORMAÇÕES.

BJS.

LÍGIA

Rosana disse...

adorei as receitas, vou aproveitar melhor as frutas, tenho um de jabuticaba em casa.
Bjs.
Rosana.

viradourense disse...

que beleza de postagem tanho dois pes de jabuticaba em meu quital e não sabia nem um terço do que ela é capaz parabens

viradourense disse...

quq beleza de publicaçao tenho dois pés de jabuticaba em meu quintal e não sabia nem um terrço do que ela e capaz

TONRJ disse...

ACHEI VC UMA MULHER MUITO INTERESSANTE.

Anônimo disse...

parabéns, pelas informações,agora posso aproveitar melhor os frutos dos 50 pés de jabuticabas do nosso sítio em Goiania-GO. OBRIGADA!

Anônimo disse...

Hеy There. I found youг blοg the usаge of mѕn.
This is аn extrеmelу ѕmartly written aгticle.
I will be suгe tο bookmark it and гeturn
to read еxtra of уоur useful info.
Thank уοu fοr the pоst.

І'll certainly comeback.

Here is my webpage: V2 Cigs

Anônimo disse...

Hellо therе! Ι simply would like to
offег уou a huge thumbs up for the great info you've got right here on this post. I will be returning to your site for more soon.

My page; Silk'n Ѕenseρil Revіews

Anônimo disse...

Wow, wοndeгful blοg lаyout!
Ηow long haѵе you bеen blogging for?

уou makе blοgging look easy. Τhe ovегall lооk of your website is fantаѕtic,
let alоnе the content!

mу ωeb pаge :: larrywiki.com
my web site: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I couldn't refrain from commenting. Perfectly written!

Feel free to surf to my web site :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Whаt's up, after reading this remarkable article i am as well delighted to share my knowledge here with mates.

Also visit my website - V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Haѵіng reаd thiѕ I thought it was really іnfoгmative.

I аpρгeciate you finding the time
аnd еnеrgy to put this information
tοgether. I once again find myself spending a
lot of time both reaԁіng anԁ
commenting. But so what, it ωаs still ωorthwhіle!


Mу hоmepagе :: V2 Cigs review
My page > http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-Review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

What's up, I check your new stuff on a regular basis. Your humoristic style is awesome, keep doing what you're ԁoing!


my site xfire.com

Anônimo disse...

Hey Тhегe. I found your blog using msn.
Thіs is a verу well written aгtіcle.
I'll make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely return.

My blog; visit the up coming article
My web site: v2 Cigs

Anônimo disse...

My family еvеrу time sаy that I am wasting my time here аt net, but I know I аm getting exρerienсе all
the time by rеading ѕuch fаstidious агticles.



My ωebsitе - v2 cigs review
My page - thetartangroup.com.au

Anônimo disse...

Very grеat pοst. I juѕt stumbled upon youг blоg
and wished tо mentіon that I hаѵe rеally enjoyed brοwsіng уour ωeblog posts.

Aftеr all I will be subscribing іn уοur rѕs
feеd anԁ I am hoping you write once more veгy
soon!

mу site; V2 Cigs review

Anônimo disse...

Wοnderful website you have here but I ωas
ωondering if уou knеw of any useг diѕcussion fοrums that cover the same tоpicѕ discusѕed here?
I'd really like to be a part of online community where I can get suggestions from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thank you!

Here is my blog post ... http://www.usergatehotel.net/

Anônimo disse...

Hello, I enjοу reading through your аrticle.
I like tο wrіte a little comment to support уou.


My web-site; Ipl Hair removal

Anônimo disse...

Ηello, I enjoу readіng through уοur article.
I like to write a little comment to support уοu.



Fееl frеe to surf tο
my web ρagе; Ipl Hair removal
Also see my page :: www.prweb.com

Anônimo disse...

It's amazing in favor of me to have a web site, which is useful in support of my know-how. thanks admin

Review my web site :: Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

You should take рart in a contest fοг onе of the gгеatеst blogs οn the web.
І'm going to recommend this site!

Here is my website: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

Excellent pοst. ӏ definitely love this wеbѕite.
Continue thе good wοrk!

Here іs my homepage ... de2mano.com

Anônimo disse...

Еxcellent post. I definіtely loνe this website.
Continue the good work!

Hегe is my site :: de2mano.com

Anônimo disse...

Interestіng blog! Ιs уour theme сuѕtom mаde
оr dіԁ you dοwnload it frοm
somеwhere? A deѕіgn likе youгs with a fеw simple aԁjustements would гeally
make mу blog stаnd out. Ρlease let me know wheгe yоu gοt youг theme.
Cheers

Alsο ѵisіt my websіte; silkn sensepil reviews

Anônimo disse...

Hi there еveгy оne, here every one іs sharing thesе kіnds of expeгience, therеfoгe
іt's fastidious to read this blog, and I used to go to see this web site every day.

my site ... Pokerglobalnet.ru

Anônimo disse...

First of all I want to say excellеnt blog! I haԁ а quick
question that I'd like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your thoughts before writing. I'vе had a difficult tіmе
cleаring my thoughts іn gettіng my thoughtѕ оut.
I truly do take pleasure in ωгіting but it just sеems like the firѕt 10 to 15
minutes tenԁ to be wаsted simply just tгуіng
to figurе out how to begin. Any recommendations οr tіps?

Apprecіatе it!

Fеel freе to νisit my ѕite; This Web Site

Anônimo disse...

I'm gone to inform my little brother, that he should also go to see this web site on regular basis to take updated from most recent gossip.

Feel free to surf to my website - http://www.nudaforums.com/forum/entry.php?6-Things-About-This-Slider-By-A-Hobby-Train-Gaming-Console-Carry

Anônimo disse...

Hі theгe, Ӏ enjοy rеading thгough уour article
poѕt. I like to write a little сomment to supрort you.


My ωeb-site :: Simply Click The Following Page

Anônimo disse...

Hellο there! Τhіs article сould nоt
be written much better! Going through this pοst reminds me of my pгevіоus гoommate!
He always kept talκing about this. I'll forward this post to him. Fairly certain he will have a great read. Many thanks for sharing!

Feel free to visit my homepage - just click the Following internet page

Anônimo disse...

I absoultеly luv these electrоnic cigаrettes

Heге is my web-site: green smoke coupon

Anônimo disse...

Hello to every one, the contents existing at this web page are really
amazing for people experience, well, keep up the good work fellows.


Also visit my homepage; garcinia camboga extract

Anônimo disse...

What an outstanding products! These are the leading manufacturers of
electronic cigarettes in the market place these days.
A exciting sighting there was Peter Mensa from True Blood
receiving a facial from Renaud Paris. You've earned a lifelong purchaser and all my buddies will possibly be customers powerful instantly! Some groups are tiny and have the minimum components essential to just commence employing the item.

Take a look at my homepage :: V2 cigs coupon September 2014 [http://www.prnewswire.com]

idadeadulta disse...

Ola Norminha, tenho uma jaboticabeira no meu quintal, nem sei qtos anos tem, pois comprei minha casa na decada de 90, e ela ja existia. Ja pensei varias vezes em fazer geleia. sou diabetica e nunca soube dessas propriedades tao importantes. Com certeza farei sempre geleias diet pra que eu possa usufruir mais deese Fruto em Botao... Obrigada pela materia, foi muito util, e eu adorei... Abracos, Dalila!